No ramo da confeitaria, os mínimos detalhes fazem toda a diferença. Entre todos os cuidados que se deve ter, a escolha das embalagens para doces é uma das mais importantes. Além de proteger o produto no delivery, esses recipientes também são capazes de fidelizar o público e promover ainda mais o negócio.

Por exemplo, doces finos ou do tipo gourmet exigem uma embalagem a altura de suas qualidades. Mas bolos e tortas mais simples também precisam de um invólucro que garanta a segurança e, ao mesmo tempo, gere uma experiência positiva para o consumidor.

Por tudo isso, é ideal investir em embalagens para doces personalizadas, seja com a marca do negócio ou em alusão a datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e até mesmo Natal.

Já com relação ao material utilizado na produção desses recipientes, as melhores escolhas continuam sendo o papel e o papel kraft. Além da qualidade da impressão, eles também são opções mais sustentáveis.

As melhores embalagens para doces

Para escolher a melhor embalagem para doces, tortas e bolos é necessário levar em consideração tamanho e formato dos produtos.

Embalagens para doces protegem os produtos e divulgam o negócio
Existem diversos formatos de embalagens para doces (Foto: Arquivo Gráfica Recife)

Isso porque, de nada adianta ter um sabor diferenciado e uma textura incrível, se o doce não chegar até ao cliente inteiro. E para isso, também é importante escolher adesivos e lacres de segurança.

Portanto, o Blog da Gráfica Recife separou algumas das melhores embalagens para delicatessen e doceria, tomando com exemplos os modelos já produzidos no nosso parque gráfico. Acompanhe!

Embalagem para tortas e bolos kraft

Se você trabalha vendendo fatias de tortas e bolos, esse modelo vai facilitar a sua vida e a do cliente. Com um formato apropriado para essa finalidade, o modelo consegue ser prático e seguro.

Além disso, a escolha do papel kraft passa elegância para o negócio e fortalece o posicionamento da marca preocupada com a sustentabilidade do Planeta.

Papel kraft é um dos materiais mais utilizados nas embalagens para doces
Bonito, elegante e sustentável, o papel kraft é perfeito para embalar produtos (Foto: Arquivo Gráfica Recife)

Embalagem para docinhos individuais

Bombons, trufas, brigadeiros, beijinhos, surpresas de uva e outros doces para vender possuem um formato arredondado. Por essa razão, eles exigem um recipiente adequado aos seus tamanhos.

O produto precisa chegar do mesmo jeito que deixou a cozinha da doceria, sendo assim é importante que o recipiente para o transporte não seja tão grande, para que o doce não fique completamente solto na embalagem, e nem tão pequeno ao ponto de encostar nas laterais do material.

Para maior segurança dos doces individuais é ideal embalagens menores
Bombons, trufas e mini cakes são transportados em segurança até o cliente (Foto: Arquivo Gráfica Recife)

Embalagem para donuts

Redondos e grandes, os donuts precisam de um recipiente mais espaçoso. Embalagens retangulares e largas são excelentes para transportar esses doces que fazem um maior sucesso.

No caso da embalagem para donuts, o ideal é utilizar um material mais resistente, como o papelão. Outro ponto a ser observado são as alças, que precisam ser firmes para suportar o peso dos doces.

Com mais espaço na embalagem, você pode explorar a criatividade através de frases, mensagens e até mesmo elementos da identidade visual da sua empresa. Tudo isso para que o recipiente fique com a cara do negócio e fidelize ainda mais o público-alvo.

Embalagem para donuts precisam ter um material mais resistente
Para doces maiores é indicado um formato retangular e um material mais resistente (Foto: Arquivo Gráfica Recife)

Embalagens para doces delivery

Outras excelentes sugestões de embalagens para doces são as sacolas e os sacos, que podem ser feitos de papel ou papel kraft. Esses recipientes são chamados de embalagens secundárias, porque não estão em contato direto com o produto, mas sim transportando um outro recipiente.

Mas afinal, qual a necessidade de fazer esse tipo de invólucro? Se sua doceria tem um cardápio recheado de opções, o cliente pode fazer um pedido com muitos itens e é nesta situação que seu negócio vai precisar dispor de outros tipos de embalagens.

Para comportar um pedido grande, a confeitaria precisa ter a disposição uma sacola ou saco capaz de transportar as embalagens menores. Assim, o cliente recebe em casa um único pacote com todos os produtos organizados e padronizados.

Delivery de doces precisam de embalagens primárias e secundárias
Sacolas e sacos são embalagens secundárias que facilitam a entrega de doces e outros pedidos (Foto: Arquivo Gráfica Recife)

Quando fazer embalagens personalizadas?

Todo empreendimento que se preocupa com seus clientes investe no setor das embalagens. Além de garantir a segurança dos alimentos durante o transporte, elas também podem ajudar na conservação do pedido e, claro, a divulgar o negócio.

Por essa razão, elas podem ser de dois tipos: institucionais e promocionais. No primeiro caso, elas devem conter as informações básicas da empresa como nome, slogan, endereço, telefone, redes sociais, cores e elementos da identidade da marca.

Mas também podem ser um item promocional, personalizada de acordo com algumas datas comemorativas que sejam importantes para o público-alvo e para o negócio. Por exemplo, é muito comum que confeitarias criem embalagens específicas para o Dia das Mães, Dia dos Namorados e, claro, o Natal.

Outro evento muito importante para esse ramo é a Páscoa, que pede embalagens com impressão e tamanhos personalizados. Nessa data, é comum que os produtos tenham formatos diferentes para fazer alusão aos símbolos, como o coelho e até mesmo o próprio ovo.

Nesses casos, as docerias procuram utilizar cores diferentes das institucionais, com frases e mensagens que combinam com tais comemorações. No entanto, mantem-se algumas informações como as redes sociais, a marca e, se tiver, o endereço.

Onde faz embalagens para doces?

A Gráfica Recife faz embalagens personalizadas, criativas e com um acabamento impecável para clientes que trabalham com doces, bolos, tortas e salgados. Além dos modelos já produzidos no parque gráfico, a equipe também é especializada em criar novas embalagens de papel, papelão e papel kraft de acordo com as necessidades de cada cliente.

Não existe limite de cores e informações, pois a personalização vai depender de como a empresa gostaria de se apresentar aos seus clientes. Já com relação aos formatos, é importante entrar em contato por WhatsApp ou e-mail, especificando o tamanho desejado, para que seja criado um recipiente próprio.