Quando falamos sobre embalagens personalizadas, estamos nos referindo ao processo de construção de uma nova embalagem pensando no produto e também na customização desse recipiente.

Em primeiro lugar, deve ser levado em consideração o conteúdo a ser protegido na entrega. Isso porque, a segurança do produto deve ser o ponto inicial na elaboração do invólucro. Para cada mercadoria, seja ela alimento, bebida, roupa ou joia, será necessário um ou mais tipos de embalagens.

Em seguida, vem o marketing com a customização de papel seda, sacos, sacolas ou caixas. Nessa fase de criação, as embalagens personalizadas devem ter uma aparência que remeta ao negócio, destacando seus valores e a identidade visual da empresa.

Unindo o útil ao agradável, é possível ter uma embalagem funcional e atrativa, que vai gerar diversas vantagens para o seu negócio online ou físico. Veja a seguir cada uma delas e aproveite para ver dicas de como criar o seu próprio recipiente.

Por que investir em embalagens personalizadas?

Um recipiente pensado especialmente para uma empresa demonstra cuidado e é uma forte estratégia para atrair e fidelizar o cliente. Portanto, fazer uma embalagem pensando no produto, consumidor e negócio é mais um investimento do que uma simples despesa. Confira os principais benefícios em adotar essa prática no seu negócio!

Caixas para correios, sacos, sacolas e papel seda podem ser embalagens personalizadas
Embalagens personalizadas no formato e no design fortalecem a relação entre empresa e cliente (Foto: Arquivo Gráfica Recife)

Protege o produto

Imagine como é péssima a experiência de quem compra um lanche e o recebe com vazamentos. Se isso ocorre, será que esse mesmo consumidor volta a comprar?

Além do desperdício, essa situação pode ser interpretada como falta de preocupação da marca com o cliente. Logo, esse descuido pode manchar a imagem do negócio e se tornar um ponto negativo no processo de fidelizar o consumidor.

Desta forma, para proteger a integridade do produto e causar uma boa impressão, é importante que a embalagem tenha um tamanho compatível com o conteúdo e possua um bom sistema de lacre.

Embalagens personalizadas para lanches precisam ter um bom sistema de lacre
As embalagens precisam ser seguras, funcionais e devem conversar com a identidade da marca (Foto: Arquivo Gráfica Recife)

Na Gráfica Recife, é possível criar embalagens e personalizá-las. Se o cliente navegar pelo site e não encontrar um recipiente compatível para seu produto, ele poderá entrar em contato para solicitar uma embalagem de papel ou papelão que atenda às suas especificidades de tamanho e segurança.

E vale destacar que as opções apresentadas como soluções são previamente testadas para garantir sua funcionalidade.

Fortalece a marca

Assim como a integridade do pedido é importante, o vínculo criado pela empresa com o cliente deve ser outro ponto a ser levado em consideração na criação de uma embalagem.

Para fortalecer a marca é preciso criar e fortificar a relação do público-alvo com o negócio. Para isso, a empresa pode destacar seus valores em todas as formas de comunicação, incluindo o desenvolvimento de embalagens personalizadas que conversem com os consumidores.

Além de usar cores e símbolos da identidade visual, sacos e sacolas de papel, papeis seda e caixas de papelão também podem reforçar os princípios da marca através da customização com mensagens, imagens e outras estratégias de marketing.

Ao receber um pedido bem empacotado e com uma embalagem representativa, o cliente é levado a fazer uma mídia espontânea. Isso significa dizer que ele está tão satisfeito, que quer compartilhar em suas redes o pedido, o que consequentemente divulga a marca.

E convenhamos, a melhor propaganda para um negócio é estar associado a um cliente feliz. Você concorda?

Sustentabilidade no delivery

Entre as principais decisões que levam à customização da embalagem está a da escolha do material de confecção. Inclusive, já nessa etapa é possível reforçar valores importantes para a marca, como a sustentabilidade.

De acordo com a Nielsen, os consumidores estão cada vez mais preferindo comprar de empresas preocupadas com os impactos ambientais que causam. Portanto, presar por embalagens para delivery ecologicamente corretas é uma maneira de criar mais um vínculo com o cliente e, posteriormente, fidelizá-lo.

Tudo isso sem contar que embalagens de papel são excelentes para personalizar com a impressão offset, entregando um material de alta qualidade.

Embalagens personalizadas para delivery podem ser de papel
O cliente da Gráfica Recife, Heróis Burguers, aposta em uma embalagem ecológica e compatível com sua comunicação visual (Foto: Arquivo Gráfica Recife)

Dicas para criar embalagens personalizadas

  • Escolha o melhor material: dependendo do tipo de produto comercializado, é possível escolher entre papel ou papelão para fazer embalagens que tenham qualidade, segurança, funcionalidade e sejam ecologicamente corretas;
  • Explore a identidade da empresa: durante a customização, aplique as cores, logo, símbolos e grafismos que identificam a marca. Além de nivelar a comunicação visual da empresa, é possível também fazer divulgação espontânea do negócio;
  • Crie embalagens personalizadas para marketing: promoções, comemorações de datas especiais e outras estratégias de marketing também podem influenciar na criação de embalagens exclusivas. Essa tática pode atrair novos públicos e ajudar na fidelização de clientes.

Como personalizar embalagens na Gráfica Recife?

Entre em contato pelo WhatsApp da loja e solicite o modelo que você deseja para sua empresa. Explique qual o material escolhido, o formato e os tamanhos. Na Gráfica Recife, você tem a liberdade de escolher o melhor recipiente que se encaixa às necessidades do seu produto e antes de ser entregue, ele é testado e aprovado.

Com um parque gráfico moderno e especializado em embalagens personalizadas, a gráfica cria e customiza qualquer modelo feito em papel ou papelão. Contando com a impressão offset e sem limites de cores, você tem exatamente aquilo que deseja para o seu negócio.